terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Carpaccio do Chef Paulinho

A história do Carpaccio

O Carpaccio foi criado em Veneza, no restaurante Harry's Bar - de Giuseppe Cipriani. Em pleno ano de 1950, a condessa Amália Nani Moncenigo pediu ao amigo Giuseppe que lhe preparasse algo com carne crua (rica em ferro) – prescrição de seu médico para curá-la de uma anemia. Guiseppe preparou a receita que tornaria famoso seu restaurante: finas lâminas de carne crua, acompanhadas de molho à base de mostarda, alcaparras e queijo ralado. O nome do prato foi uma homenagem ao pintor renascentista Vittore Carpaccio (1460-1525), conhecido por usar em todos os seus quadros luminosos tons vermelhos.

gcipriani-front

O Carppacio do Chef Paulinho

Esta é a receita de carpaccio que o meu amigo Chef Paulinho Pecora enviou.  Paulo Pecora foi eleito o Chef mais gente boa do twitter. Talentosíssimo, um verdadeiro Mago das Panelas. Obrigada Chef! É uma honra ter uma receita sua aqui no blog.

CARPACCIO DO CHEF PAULINHO

Equipamentos

Balança, liquidificador, fogão.

Utensílios

Bowl, colher, faca, frigideira.

Rendimento

1 porção

Ingredientes:

Quantidade:

Lombo de Vitela Precoce ou Largato Bovino

800 g (em uma só peça) 

Alcaparras

100 g

Queijo parmesão ralado

50 g

Queijo Pecorino ralado

50 g

Ricota defumada ralado

30 g

Azeite extra virgem

200 ml

Suco de limão

2 unidades

Folhas de manjericão fresco

20 unidades

Molho inglês

40 ml

Mostarda Jimy com ervas

40 g

Modo de Preparo:
1. Limpe a peça de largato ou lombo de vitela, embrulhe em filme PVC e congele (dica do Chef: A carne semi congelada é mais fácil de limpar).
2. Molho do Chef: Bata no Liquidificador: O azeite extra virgem, suco de limão, o manjericão, 50 g de alcaparras, o molho inglês e mostarda por 10 minutos, velocidade média, de preferência usando o "pulsar" e em várias etapas. Se utilizar as alcaparras sem lavar em água corrente não será necessário adicionar sal.
3. Fatie a carne ainda congelada bem fininha (quase transparente).
4. Montagem do Prato: Use um prato redondo, raso e largo. Arrume as finas fatias da carne seguindo o desenho do prato sobrepostas. Besunte com o molho do Chef, adicione as  alcaparras restantes e finalize com o mix de queijos.
Carpaccio 

3 comentários:

  1. Ele deu o nome do prato em homenagem a um pintos renascentista "conhecido por usar em todos os seus quadros luminosos tons vermelhos"??? Gente, isso é inspiração, capacidade intelectual, sem falar na cultura! Sensacional!!!! Me fez gostar ainda mais de carpaccio!

    ResponderExcluir
  2. Quel adoro seus comentários...Fofa demais!!! Bjs temperados Cris

    ResponderExcluir
  3. Rssss, só uma correção, de *pintos para *pintor,rsss

    ResponderExcluir