quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pão de Queijo

No século XVIII a farinha de trigo que chegava de Portugal, além de cara era de péssima qualidade. Para continuar preparando biscoitos, as cozinheiras das fazendas de Minas Gerais substituíram a farinha por polvilho. Aos poucos, foram incorporando ao biscoito de goma os queijos que endureciam e não eram consumidos. O que essas “Chefs” não imaginavam é que inventaram uma das mais famosas delícias mineiras: o pão de queijo.

Usar polvilho doce ou polvilho azedo?

A receita deve ter cinquenta por cento de polvilho doce e cinquenta por cento de polvilho azedo. Essa combinação resulata num pão de queijo com mais volume, com a textura mais porosa, o miolo mais macio e mais leve, bem crocante por fora, ou seja, DELICIOSO!

PÃO DE QUEIJO

Equipamentos

Balança analítica, fogão, forno.

Utensílios Bowl, colher, panela, tabuleiro.
Rendimento 30 unidades

 

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes

Quantidade

Água

50 ml

Óleo

250 ml

Leite integral

250 ml

Ovos

4 unidades

Polvilho doce

250 g

Polvilho azedo

250 g

Sal refinado

3 g

Queijo curado ralado

500 g

Manteiga

p/ untar o tabuleiro

Modo de Preparo:

1. Coloque numa panela a água, o leite, o óleo e o sal, leve ao fogo até começar a ferver.

2. Misture os polvilhos, coloque o polvilho num bowl grande e fundo. Acrescente a mistura fervente, misture bem e deixe amornar.

3. Junte os ovos um a um, misture bem até a massa ficar homogênea. 
4. Acrescente o queijo ralado, misture bem. 
5. Leve a massa à geladeira por 30 minutos.
6. Passe óleo nas mãos para a massa não grudar. Modele os pãezinhos.

7. Unte um tabuleiro com manteiga e coloque os pãezinhos.

8. Asse em forno a 180ºC até que estejam dourados.


 
Chef Cris Leite

14 comentários:

  1. Oi Cris, tudo bem? Adorei este blog, nas minhas receitas tb gosto de contar um pouquinho sobre a história dos pratos, acho super interessante sabermos como surgiu aquilo que gostamos de comer! Já estou te seguindo!
    Nunca fiz pão de queijo pois fico imaginando que dê um super trabalho, mas com a sua receita fiquei mais animada. Do jeito que você escreve fica parecendo fácil. Vou me arriscar.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho!
    Escrevo aqui coisas que acredito, comida sem história é difícil, né?
    Pão de queijo é uma receita cheia de segredinhos, tentei passar todos, um deles é aquecer os líquidos, o outro é a mistura dos polvilhos. Experimente fazer...Só tem um problema: vicia...rss
    Bjs temperados

    ResponderExcluir
  3. Olá! Você já viu a receita com três ingredientes? Eu fiz e adorei.... Talvez você goste também!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Nunca fiz, manda pra mim eu publico na sessão Sua Receita. Aguardo, Bjs temperados

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris,

    Moro na Alemanha e estou desesperada atrás de uma maneira de fazer pão de queijo. Não consigo encontrar polvilho (nem sequer consegui descobrir se há um nome para polvilho em alemão).
    Você teria alguma idéia pra me ajudar?

    O seu blog é literalmente uma delicia... Já está adicionado aos favoritos! Muito bacana encontrar as receitas E as histórias delas.

    Parabéns!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Nane
    Vc deve encontrar por aí Maniok Mehl que é polvilho. Achei um site com vários endereços por aí: http://www.viver-na-alemanha.de/index.php?option=com_content&task=view&id=50&Itemid=164
    Espero que vc consiga!
    Bjs Cris

    ResponderExcluir
  7. Olá Cris!

    Sou maranhense e tou fazendo um Mestrado em Ciências Gastronômicas em Lisboa. Amanhã vou apresentar um seminário sobre a história da presença do milho e da mandioca nas comidas de festas juninas no nordeste, e além da canjica vou levar uns pãezinhos de queijo feitos com sua receita :) eles estão ali na geladeira esfriando e vou moldá-los e assá-los amanhã de manhã. Obrigada por compartilhar sua receita!
    Beijinhos,
    Marina

    ResponderExcluir
  8. Olá gostaria que vc passe algumas receitas do tipo,tira gosto para os finais se semana em casa com namorado,amigo ... bjusss
    abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi Cris! Moro na Suecia e por aqui nao consegui encontrar polvilho nem azedo nem doce, mas minha mae me mandou polvilho azedo do Brasil. Eu gostaria de fazer sua receita, vc acha que vai funcionar so com um dos polvilhos? Bjs, Marta

    ResponderExcluir
  10. oi cris meu nome é luis filipe td bem .eu estou querendo a prender a faser pão de pouvilho. destes que parece paõ de quijo vc poderia me responder em nome do Senhor JESUS. PORQUE eu estou pedindo desta forma porque eu nos sabados destribuo voluntaria mente café em frente ao CDP e gostaria de distribuir este pão tambem mas nas padarias tudo é muinto super faturado vc entende né

    ResponderExcluir
  11. meu facebook é Filipe miranda.meu fone ( 17 )91460290

    ResponderExcluir
  12. PRECISO DE SUA AJUDA.

    ResponderExcluir
  13. Daniele cristina fidelidade . ouça esta musica no seu pc , Filipe miranda.

    ResponderExcluir